A Polícia Civil do Amazonas por meio das equipes de investigação da Delegacia Especializada em Combate à Corrupção deflagrou nesta sexta-feira a operação Laqueadura, que resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão, por ilegalidade em procedimentos cirúrgicos em um hospital público da capital amazonense.
De acordo com o delegado Guilherme Torres, titular da especializada, os alvos da operação foram uma médica, de 51 anos, e duas jovens, de 21 e 24 anos. As ordens judiciais foram cumpridas nas residências das infratoras, localizadas na Zona Leste e Centro-oeste de Manaus. Segundo autoridade policial, elas foram responsáveis por procurar mulheres interessadas em realizar procedimentos de laqueadura. A partir disso, a médica, que era lotada em uma unidade hospitalar do Estado, em contato com as pacientes, realizava a cobrança de um determinado valor para que a cirurgia fosse realizada.
Ainda conforme o delegado, após tomar conhecimento do fato, foi solicitado à justiça os mandados de busca e apreensão para o endereço das envolvidas. A decisão judicial foi expedida no dia 3 de dezembro deste ano pelo juiz Rafael Rocha, da central de inquéritos.
Todas as envolvidas irão responder por corrupção passiva e associação criminosa e estão à disposição do poder judiciário.
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde informou que a direção da unidade em que a médica atua abriu processo para apurar a conduta da profissional a fim de aplicar as sanções administrativas legais. A secretaria ressalta ainda que vai acompanhar e colaborar com as investigações.
Da redação
Fotos: Divulgação/Polícia Civil