A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) passou a adotar um novo procedimento para diagnóstico de icterícia em recém-nascidos, na Maternidade Ana Braga, zona Leste. O bilirrubinômetro transcutâneo possibilita a realização do exame de maneira não invasiva e sem dor, sem precisar furar o bebê para coleta de sangue, e o resultado sai em segundos.
O bilirrubinômetro transcutâneo emite uma luz que capta as informações da pele e, de maneira instantânea, o médico obtém o resultado do exame.
Além do bilirrubinômetro, a Maternidade Ana Braga recebeu mobiliários para leitos, carro de anestesia, foco cirúrgico móvel, cardiotocógrafos, que monitoram os batimentos cardíacos do feto ainda no útero da mãe, aparelhos de fototerapia, berços aquecidos, câmara de conservação e de sangue, centrífuga, entre outros.
A icterícia neonatal é uma alteração hepática que ocorre em 60% dos recém-nascidos, no Brasil. É causada pelos altos níveis de bilirrubina no organismo, provocando uma coloração amarelada na pele.
De acordo com o diretor da maternidade, Edilson Albuquerque, a nova metodologia resultará em impactos positivos na rotina da maternidade, não só pela rapidez do diagnóstico, mas também agilizando as altas médicas.
Fonte: SES-AM
Fotos: Divulgação