A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) enviou para os Estados Unidos dois lotes de pré-validação do ingrediente farmacêutico ativo produzidos no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos. A matéria-prima para a produção da vacina AstraZeneca contra a Covid-19 foi aprovada em testes internos de controle de qualidade e agora passará por mais 14 testes para garantir que possui o mesmos parâmetro de qualidade do IFA importado.
De acordo com a Fiocruz, o processo de produção do IFA passa por um rigoroso controle, que inclui um total de 81 testes. Entre os 14 que serão realizados nos Estados Unidos, o mais longo tem duração de 56 dias.
O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos começou a produzir o IFA nacional em 21 de julho, após ter recebido no início de junho bancos de células e vírus previstos conforme transferência de tecnologia assinado com a farmacêutica anglo-sueca. Além dos lotes de pré-validação que estão prontos, o instituto já iniciou a produção de mais quatro outros lotes, incluindo três de qualificação.
Fonte: Agência Brasil
Fotos: Agência Brasil