Levantamento: Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) apontam que a população de Manaus é estimada em 2,2 milhões de pessoas. Número que pode ser maior já que o Censo do IBGE ainda está em processo de finalização. Isso reflete no quantitativo e modo de habitação de uma cidade.
Na capital amazonense, o projeto “Mapa de Manaus” está mapeando a cidade, por meio de um levantamento minucioso de imagens aéreas, para obter informações que nortearão as ações de ordenamento da cidade. Visitas em campo, de bairro em bairro, acontecem diariamente. Na ocasião, os proprietários de imóveis onde são identificadas atualizações na titularidade ou na área recebem cartas com os dados levantados durante as três etapas do projeto. O subsecretário de receita da Semef, Armínio Pontes, destaca a importância da atualização de dados.
Os dados são coletados com auxílio de tecnologias de geoprocessamento. Tal tecnologia garante imagens aéreas métricas, perfilamento a laser, varredura por mapeamento móvel terrestre em 360°, e vistorias em campo. Destaca o diretor técnico da empresa responsável, Givanildo Silva.
Visando o progresso da cidade, a ideia é que com as informações, seja possível elaborar projetos de engenharia, urbanismo, meio ambiente, trânsito; entre outros; com medições e cálculos eficientes.
Rádio Rio Mar
Foto: Anderson Farias /Semef