Pular para o conteúdo
Arquivo Rio Mar
Ao Vivo

Arquivo Rio Mar

Participe do programa

Manaus vacina mais de 115 mil animais contra a raiva; campanha continua até novembro

Mais de 115 mil cães e gatos já receberam a vacina antirrábica em Manaus. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), até 15 de outubro, 115.788 animais foram imunizados, o equivalente a 41% da meta de 2026. A campanha continua até 30 de novembro, com o objetivo de vacinar 282.400 animais na capital.

Manaus vacina mais de 115 mil animais contra a raiva; campanha continua até novembro. Foto: Divulgação.

Para ampliar o acesso ao serviço gratuito, a prefeitura disponibiliza 27 pontos fixos de vacinação, entre unidades do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e clínicas veterinárias particulares parceiras, como explica o gerente do CCZ, o veterinário Rodrigo Araújo.

A vacinação antirrábica é fundamental para prevenir a raiva, uma doença grave que pode ser transmitida aos seres humanos por meio da saliva de animais infectados, principalmente por mordidas e arranhões. Embora Manaus não registre casos da doença em humanos desde 1985, o CCZ identificou um morcego infectado na zona sul da capital em 2025.

O órgão orienta os tutores a vacinar cães e gatos todos os anos e recomenda que a população evite o contato com animais desconhecidos e silvestres, como morcegos e macacos.

Para receber a vacina, os animais devem ter pelo menos três meses de vida e apresentar boas condições de saúde. Dúvidas e orientações também estão disponíveis pelo WhatsApp, no número (92) 98842-8359.

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar