Nesta segunda-feira (6), a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejusc) iniciam o mutirão de agendamento para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). No primeiro dia da ação, serão feitos todos os agendamentos para os atendimentos que acontecem a partir de terça (7), até sexta-feira (10), que ocorrerá em 10 serviços de Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs) da capital, como explica a secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa.
As senhas para o agendamento na segunda-feira (06/11) serão distribuídas por ordem de chegada, com atendimentos preferenciais previstos por Lei. O mutirão para emissão da nova identidade tem como público-alvo aquelas pessoas que necessitem, com urgência, do documento de identidade, pois as carteiras de identidade antigas possuem validade até 2032, não sendo necessária a troca imediata.
- Violência contra a mulher: saiba como denunciar e ter acesso a serviços de proteção às vítimas
- Manaus registra mais de 2 mil casos de violência psicológica contra a mulher
A medida foi tomada após identificar uma falha no sistema on-line de agendamento para a retirada da nova CIN, desenvolvido e de responsabilidade da empresa contratada para prestar o serviço, como explica Margateth Vidal, diretora do Departamento de Polícia Técnico Cientifico.
Caso o problema persista após o prazo determinado pelo Estado, o contrato com a empresa será desfeito e uma nova prestadora de serviço contratada.
Confira abaixo os postos de atendimento para agendamento de atendimento de 8h às 17h:
Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, situado na rua Tupinambá, 119, bairro Cidade Nova, com 2 mil agendamentos disponíveis.
Centro de Convivência da Família Teonízia Lobo, na rua da Penetração III Quadra 60, s/n, bairro Amazonino Mendes, onde haverá a disponibilização de 1,5 mil agendamentos.
Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, localizado na avenida Brasil, s/n, bairro Santo Antônio, com a oferta de 1 mil marcações.