A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai realizar, no período de 1º a 29 de outubro, a Campanha de Multivacinação 2021. A ação, coordenada pelo Ministério da Saúde, terá seu dia “D” no sábado (2), com mobilização em todas as salas de vacina do município. A campanha pretende ampliar o acesso às vacinas que constam no Calendário Nacional de Vacinação, contribuindo para o controle, eliminação e erradicação das doenças imunopreveníveis.
O público-alvo são crianças, desde as recém-nascidas, até os adolescentes de 14 anos, 11 meses e 29 dias não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos. Adultos que estejam com o cartão de vacinas em atraso também poderão receber as vacinas.
De acordo com a chefe da Divisão de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, a campanha de multivacinação é uma intensificação das vacinas de rotina, principalmente para as crianças que estejam com o esquema vacinal em atraso, ou que ainda não tenham recebido as vacinas necessárias.
Vacinas disponíveis
A campanha vai oferecer, para crianças até 6 anos, 11 meses e 29 dias as vacinas BCG, Hepatite B, Pentavalente, Poliomielite (VOP e VIP), Rotavírus, Pneumocócica 10V, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral, Tetra Viral, Hepatite A, DTP, Varicela e Influenza.
Para as crianças de 7 anos a 14 anos, estarão disponíveis as vacinas Hepatite B, DT, Febre Amarela, Tríplice Viral, Meningocócica ACWY (11 e 12 anos), HPV Quadrivalente (para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, dTpa (para gestantes) e Influenza.
No caso dos adultos, as vacinas que poderão ser atualizadas são Hepatite B, Difteria e Tétano, Febre Amarela, Sarampo, Caxumba e Rubéola.
Fonte: Semsa
Fotos: Dilvulgação