Manaus terá 99 pontos de atendimento no “Dia D” de multivacinação no próximo sábado

No próximo sábado (11), acontece o “Dia D” de multivacinação em todos os municípios do Estado, e, em Manaus, serão 99 pontos de vacina, em todas as zonas geográficas da capital.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, 529 servidores da Semsa vão trabalhar no “Dia D”, para atender a população de 8h às 16h. O objetivo da mobilização social é aumentar o número de pessoas vacinadas na capital contra Covid-19, influenza, sarampo e demais vacinas do calendário básico infantil.

“A ação será fundamental para alertar, sensibilizar e envolver a comunidade para aderir às ações de vacinação, o que pode minimizar o risco de surtos e epidemias de doenças imunopreveníveis”.

A meta de cobertura para a maioria das vacinas não vem sendo atingida desde 2017, principalmente nos dois primeiros anos de vida da criança.

Locais de vacinação

Durante a campanha de multivacinação, serão ofertados 24 pontos fixos e 75 itinerantes, distribuídos em todos os Distritos de Saúde da cidade (Norte, Sul, Leste e Oeste). Em caso de baixa demanda, as equipes serão direcionadas para outros locais com o objetivo de captar mais pessoas.

Os endereços dos pontos de vacinação do “Dia D” serão divulgados nos próximos dias. Para se vacinar, os usuários devem apresentar os seguintes documentos: documento de identificação com foto, CPF ou cartão Sistema Único de Saúde (SUS) e cartão de vacina.

A Semsa dispõe, no momento, de 169 salas de vacinas que ofertam diariamente todas as vacinas preconizadas do Calendário Nacional de Vacinação para crianças, adolescentes, adultos, gestantes, entre outros grupos incluídos. A lista com endereços, horários e públicos alcançados pode ser acessada no link: bit.ly/salasdevacinamanaus.

Públicos

Em Manaus, a vacina contra a Covid-19 é ofertada para todo o público com 5 anos de idade ou mais, respeitando o intervalo necessário entre as doses. Atualmente, são disponibilizadas a primeira, segunda, terceira e quarta dose dos imunizantes.

A vacina contra a influenza (gripe) está alcançando 17 grupos prioritários: idosos de 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, professores, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, pessoas com deficiência permanente; indígenas aldeados; forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso (motorista e cobrador); trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A imunização contra o sarampo é direcionada para crianças de seis meses a menores de 5 anos e trabalhadores da saúde. Todas as crianças com doses em atraso do Calendário Básico de Vacinação também serão atendidas.

Leia também:

Fonte: Semsa

Fotos: Divulgação/Semsa