A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai aplicar a vacina contra a Covid-19 em 50 pontos da capital, desta segunda a sexta-feira (16 a 20/5). O número de unidades de saúde que ofertam o imunizante foi ampliado, em substituição aos pontos estratégicos que deixaram de ser usados na campanha.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, a imunização contra a doença está sendo concentrada nas unidades básicas, porque a utilização dos pontos estratégicos era temporária e os espaços estão voltando a ser usados conforme seus objetivos principais, em sua maioria, eventos ao público.
A secretaria vai manter apenas os pontos estratégicos do shopping Phelippe Daou, zona Norte, e Studio 5, zona Sul, que funcionam de 9h às 16h. Os dois pontos atenderão crianças de 5 a 11 anos e o público com 12 anos ou mais.
No Disa Oeste, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Santo Antônio e a policlínica Doutor Djalma Batista também vão atender o público infantil e adulto, de 8h às 17h.
Outras seis unidades de saúde serão referência apenas para a vacinação de crianças, de 8h às 17h. Já o público de 12 anos ou mais poderá buscar outras 40 unidades de saúde para receber o imunizante contra a Covid-19, de 8h às 17h.
As crianças e os adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis, portando documento de identidade com foto ou certidão de nascimento, além do cartão de vacina. O público com 18 anos ou mais deve apresentar a carteira de vacinação e um documento com foto.
Em todos os pontos, a Semsa disponibiliza a primeira, segunda, terceira e quarta doses da vacina contra a Covid-19. A lista com endereços e horários pode ser conferida no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br).
Intervalos
A primeira dose da vacina contra a Covid-19 está liberada para todas as crianças de 5 a 11 anos, e o público de 12 anos ou mais. A segunda dose pode ser buscada por quem tomou AstraZeneca ou Coronavac há 28 dias ou mais; e Pfizer há 21 dias ou mais.
Já a terceira dose é disponibilizada para adolescentes de 12 a 17 anos que possuam alto grau de imunossupressão, que tomaram a segunda dose há dois meses ou mais; adultos imunossuprimidos que tomaram a segunda dose há 28 dias ou mais; pessoas de 18 a 59 anos que tomaram a segunda dose há quatro meses ou mais; e idosos de 60 anos ou mais que tomaram a segunda dose há três meses ou mais.
A quarta dose é ofertada para adultos imunossuprimidos, pessoas com 50 anos ou mais e trabalhadores da saúde que tenham tomado a terceira dose há quatro meses ou mais.
Fonte: Semsa
Fotos: Divulgação/Semsa