Manaus terá 47 pontos de atendimento para vacinar idosos com a 3ª dose contra a Covid-19

Pessoas de 70 anos ou mais que receberam a segunda dose de qualquer imunizante contra a Covid-19, há pelo menos seis meses, podem procurar, nesta sexta-feira (17), um dos 47 pontos de vacinação para tomar a dose de reforço.

Para os idosos da população geral, com 70 anos ou mais, a recomendação é de que procurem o ponto de atendimento mais próximo, levando documento original com foto, CPF e a carteira de vacinação com o registro das doses anteriores.

Nos 13 pontos de grande fluxo, incluindo escolas da rede estadual e os tradicionais sambódromo, Clube do Trabalhador do Sesi, Studio 5, Parque do Idoso, shopping Phelippe Daou e Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, o horário de funcionamento será das 9h às 19h, na sexta-feira, e das 9h às 18 horas, no sábado (18).

Já nas 34 unidades de saúde da rede municipal, nos dois dias, o atendimento será das 9h às 16h. A relação completa dos locais e horários de funcionamento está disponível no site da Semsa e pode ser acessada pelo link https://bit.ly/38LqteB.

Além dos idosos, os pontos de vacinação continuam a atender a população que ainda está em busca da primeira dose e os que irão receber a segunda dose.

Critérios

Terão acesso à terceira dose todos os que receberam, há seis meses ou mais, a segunda dose de qualquer um dos imunizantes utilizados para esse público (CoronaVac, Pfizer, AstraZeneca) e que a dose de reforço será feita com a Pfizer, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

O público de 70 anos ou mais que já completou o esquema vacinal é de 68,8 mil pessoas. A vacinação dos idosos teve início em Manaus no dia 29 de janeiro, para os de 80 anos ou mais, e no dia 5 de fevereiro para os de 70 anos ou mais. Considerando que a vacina utilizada para este público foi a CoronaVac, que tem intervalo entre doses de 28 dias, todos os que se vacinaram no período certo já têm mais de seis meses desde a segunda dose.

Os acamados, assim como os idosos das instituições de longa permanência, receberão as equipes de vacinação nos locais de moradia. Como essa população já tem cadastro, basta aguardar o contato das equipes da Semsa para o agendamento.

Fonte: Semsa

Fotos: Divulgação/Semsa