Manaus tem recorde de calor e consumo de energia em meio a estiagem severa

Nessa terça-feira (17), Manaus registrou o dia mais quente do ano, com 38,4ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na última segunda-feira (16), o consumo de energia também bateu o recorde com 1.819 megawatts (MW).

Conforme o Inmet, a máxima de calor foi registrada por volta de 15h. Nos últimos 31 anos, o recorde de temperatura máxima em Manaus foi de 39,2°C, registrado no dia 2 de outubro de 2023.

Em meio ao calor, a Amazonas Energia registrou na última segunda-feira (16), o recorde de consumo de energia com 1.819 megawatts (MW), um aumento de 6% no consumo. Segundo o diretor Técnico do Interior e de Relações Institucionais do órgão, Radyr Oliveira, o recorde fez com que acontecesse apagões em diversas regiões do Estado.

O recorde anterior havia ido registrado em outubro de 2023, quando atingiu 1.748 MW. O elevado consumo de energia local influenciou o da Região Norte.

Além do alto verão amazônico, a demanda está sendo impulsionada pelo segmento industrial. O Polo Industrial de Manaus (PIM) entra em pico de produção em setembro e outubro para atender as encomendas do comércio para o final do ano.

Fonte: Inmet e Amazonas Energia

Fotos: Divulgação