Em 2022, foram diagnosticados 2.667 casos novos de tuberculose entre pessoas residentes em Manaus, o que representa uma taxa de incidência de 118,2 casos a cada 100 mil habitantes, mantendo Manaus como a capital do país com a maior incidência de casos. Os dados são da Secretaria de Saúde de Manaus (Semsa).
A tuberculose é uma doença infecciosa, transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch, que afeta prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), mas pode acometer outros órgãos ou sistemas.
Manaus hoje é o terceiro município do país com maior número de tratamentos preventivos iniciados e tem avançado bastante nas estratégias de combate a doença. Como explica o chefe do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa, Daniel Sacramento.
Para marcar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, comemorado no dia 24 de março, a Secretaria de Saúde de Manaus vai promover uma série de ações de prevenção e controle da doença ao longo do mês. Durante a campanha, a Semsa também fará a avaliação dos grupos considerados mais vulneráveis para o desenvolvimento da tuberculose, o que inclui pessoas vivendo com HIV/Aids, pessoas em situação de rua, imigrantes, indígenas, trabalhadores de saúde e pessoas com comorbidades.
Rádio Rio Mar
Foto: Eduardo Gomes – Fiocruz