Manaus tem 15 novos casos de dengue na primeira semana de fevereiro, aponta Semsa

A capital amazonense registrou, de 2 a 8 de fevereiro, 15 casos novos de dengue, totalizando 176 casos confirmados da arbovirose neste ano, entre 477 casos suspeitos, dos quais 86 continuam em investigação.

Dois casos de febre do Mayaro, os primeiros da doença no município neste ano, foram confirmados por critério laboratorial. Os dados são do Informe Epidemiológico das Arboviroses, divulgado nesta quarta-feira (12), pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A publicação não traz casos novos de chikungunya, zika ou oropouche na última semana, sendo que as duas últimas seguem sem registro neste ano. Permanece o total de nove casos de chikungunya confirmados, neste ano, entre 38 casos suspeitos da doença, dos quais dois seguem em investigação.

Não consta da publicação nenhum registro de óbitos confirmado ou em investigação por dengue, zika, chikungunya, oropouche ou mayaro neste ano.

O controle e prevenção das arboviroses requer o cuidado constante da população em identificar e eliminar os focos de infestação do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya, nas casas e quintais.

A vacinação de crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos, contra a doença é gratuita e está disponível em mais de 60 salas gerenciadas pela Semsa. A lista de unidades, endereços e horários de atendimento pode ser consultada no endereço manaus.am.gov.br/semsa/wp-content/uploads/sites/8/2024/08/SALAS-DE-VACINA-QDENGA-1.pdf.

Fonte: Semsa

Fotos: Divulgação

 

  • Sakuratoto