Manaus sofre constantes atos de vandalismo contra a arborização

Vandalismo – Depredação de mudas, descarte irregular de entulhos e resíduos e até incêndios são alguns dos atos registrados nos últimos meses. As ações de vandalismo estão se tornado frequentes. O corredor ecológico do igarapé do Mindu é um dos alvos constantes. O último incidente ocorreu recentemente. Em menos de uma semana após a Semmas – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade – ter realizado o trabalho de limpeza do local e de manutenção das mudas, a área já estava tomada por resíduo e depredada. O diretor de arborização da Semmas, Deyvson Braga, relata que a arborização está atrelada a qualidade de vida da população e quando há depredação todos saem perdendo.

Em outubro do ano passado, o caminhão-pipa da Prefeitura de Manaus, utilizado pela Semmas, no programa de arborização Manaus Verde, precisou ser acionado para apagar um grande incêndio em um trecho da extensão do corredor ecológico do igarapé do Mindu. Estes tipos de ações, além de crime contra o meio ambiente, são passíveis de multas e outras sanções. Porém, encontrar o responsável tem sido uma tarefa difícil.

O trabalho de arborização vai muito além do plantio ou doação de mudas de plantas. Dados do último levantamento realizado pelo IBGE apontam que Manaus ocupa a antepenúltima posição com 23,90% dos domicílios em áreas urbanas ordenada com a presença de arborização. Número preocupante. O diretor de arborização da Semmas relata que o crescimento desordenado da cidade é um dos motivos.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Deyvson Braga/Semmas