Manaus será sede da primeira Assembleia Ordinária presencial da Conferência Eclesial da Amazônia

Manaus será sede da primeira Assembleia Ordinária presencial da Conferência Eclesial da Amazônia

Manaus será sede da primeira Assembleia Ordinária presencial da Conferência Eclesial da Amazônia

No período de 8 a 11 de agosto, Manaus sediará a primeira Assembleia Ordinária presencial da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA). O encontro será realizado no Centro de Treinamento Maromba, da Arquidiocese de Manaus e reunirá mais de 70 pessoas, incluindo representantes dos países e instituições ligadas à organização.

Durante o encontro serão refletidas as realidades da região, a identificação de prioridades, desafios, linhas de evangelização e itinerários prioritários, a fim de estabelecer o “mapa do caminho” para os próximos anos e definir os compromissos e procedimentos que dizem respeito à sua natureza eclesial.

O Arcebispo Metropolitano de Manaus e Vice-Presidente da Ceama, Cardeal Leonardo Steiner, desejou boas-vindas aos participantes e que o momento seja de partilha de vida e contribuição para uma igreja mais samaritana.

A assembleia será composta por cinco representantes sinodais de cada uma das sete Conferências Episcopais do bioma amazônico, além dos membros da Presidência, da Secretaria Executiva e dos Núcleos Temáticos da CEAMA, o representante dos bispos amazônicos e os das quatro instituições fundadoras: Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), Dom Jaime Spengler, seu presidente; pela Confederação Latino-americana e Caribenha de Religiosos (CLAR), Ir. Mónica Benadives; pela Cáritas América Latina e Caribe, Nicolás Meyer; e pela Rede Eclesial Amazônica (REPAM), Ir. María Carmelita.

O Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral será representado por seu Prefeito, Card. Michael Czerny. Alguns assessores e representantes de outras instituições aliadas da Igreja na Amazônia participarão como como convidados.

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar