No período de 12 a 18 de maio, a capital amazonense registrou dez novos casos de dengue, confirmados entre 42 suspeitos notificados. Em 2024, o município conta 2.147 casos confirmados e 8.787 notificados da doença; entre estes, 286 seguem sendo investigados. Permanece o total de uma morte em razão da arbovirose, não havendo outros óbitos em investigação.
Os dados são do Informe Epidemiológico das Arboviroses, divulgado nessa segunda-feira (20), pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), como parte das ações de monitoramento das doenças causadas por arbovírus no município.
A publicação também traz um caso suspeito de zika e três de chikungunya notificados na última semana, sem confirmação de novos casos das doenças. Mantém-se o total de 20 casos confirmados de zika, neste ano, dentre 67 casos suspeitos, sete dos quais continuam em investigação. Segue também o total de seis casos confirmados de chikungunya, após 124 notificações, das quais 41 seguem sendo analisadas. Não há óbitos confirmados ou em investigação por essas arboviroses.
Sem novos casos na última semana, permanecem os números de 868 casos e um óbito confirmados em razão de oropouche, em 2024. Um novo caso de mayaro foi relatado na última semana, chegando a quatro casos confirmados da doença neste ano, sem registro de óbitos. Não há casos ou óbitos em investigação em razão da doença.
Todos os casos de oropouche e mayaro relatados são confirmados por critério laboratorial. O informe não inclui casos notificados (suspeitos) das doenças, que não constituem agravos de notificação obrigatória.
Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação