A capital amazonense registrou, na última semana, cinco casos novos de dengue, segundo a nova edição do Informe Epidemiológico das Arboviroses, divulgada nessa segunda-feira (27), pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
A publicação também informa que no mesmo período não houve casos confirmados de zika e de chikungunya. O total de casos confirmados de dengue em 2024 é de 2.170, enquanto o número de casos notificados totaliza 8.878, com um óbito decorrente da arbovirose.
Apenas um caso de Chikungunya foi notificado na última semana, estando em investigação. Com relação a zika não foram registradas notificações.
O número total de casos confirmados de zika permanece em 20, enquanto as notificações relacionadas a esta arbovirose são de 67. Já a Chikungunya se mantém com um total de seis casos confirmados após 127 notificações, das quais 40 ainda estão sendo analisadas. De acordo com o boletim, não há óbitos confirmados ou em investigação por essas arboviroses.
A febre oropouche permanece com o quantitativo de 868 casos confirmados e um óbito em 2024. Não houve registro de casos de mayaro e a doença segue com quatro casos confirmados este ano.
Os casos de oropouche e mayaro que constam do boletim da Semsa são confirmados por meio de critério laboratorial.
Vacinação
A Semsa prossegue com a oferta da vacina Qdenga para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O imunizante pode ser buscado em 74 unidades de saúde que estão estruturadas para atender esse segmento, já que após receber o imunizante a criança e o adolescente precisam permanecer no posto de saúde de 15 a 30 minutos para observação. O endereço e os horários de funcionamento podem ser conferidos no link https://bit.ly/salasvacinaqdenga.
Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação