A capital amazonense teve, de 28 de abril a 11 de maio, 39 novos casos de dengue, confirmados entre 144 casos notificados. Neste ano, o município soma 2.136 casos confirmados e 8.675 suspeitos da doença, dos quais 317 seguem sendo investigados. Permanece o total de um óbito decorrente da arbovirose, e outro óbito está em investigação.
Os dados são do Informe Epidemiológico das Arboviroses, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), divulgados nessa segunda-feira (13). A publicação traz dados das Semanas Epidemiológicas 18 e 19 deste ano.
Dois casos de zika e 11 de chikungunya foram notificados nas últimas duas semanas, sem casos confirmados de nenhuma das arboviroses. Em 2024, a capital contabiliza 65 casos suspeitos de zika, dos quais 20 foram confirmados e cinco seguem em investigação. De chikungunya, são 117 casos notificados, seis confirmados e 41 em investigação. Não há óbitos confirmados ou em investigação pelas doenças.
A publicação aponta ainda dois novos casos de oropouche, chegando a 868 o total de casos da arbovirose registrados na capital neste ano. O total de óbitos permanece em um, não havendo casos ou óbitos em investigação pela doença.
De mayaro, não houve novos registros nas últimas duas semanas, mantendo-se o total de três casos em 2024. Não há óbitos confirmados ou em investigação, nem casos em investigação pela arbovirose.
Os casos e óbitos de oropouche e mayaro indicados no informe são todos confirmados por critério laboratorial. O informe da Semsa não traz dados de casos notificados das doenças, por não se tratar de agravos de notificação obrigatória.
Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação