Em 2024, Manaus apresentou redução de 46% nos casos de roubos aos ônibus do transporte público em comparação ao ano anterior. O resultado é fruto da integração das Forças de Segurança.
A atuação integrada envolve rondas ostensivas em ônibus e rotas de empresas do Distrito Industrial realizadas por policiais militares, além do trabalho investigativo da Polícia Civil, que ocorre após os crimes e também de forma preventiva.
Essas iniciativas, fortalecidas a partir do mês de junho, resultaram na desarticulação de oito quadrilhas especializadas nesse tipo de delito, no cumprimento de 50 mandados e na prisão de aproximadamente 50 pessoas.
Conforme o delegado Charles Araújo, em mais de 100 dias foram registradas apenas duas ocorrências em rotas. Além do trabalho integrado entre as Forças de Segurança no combate à prática de roubos a rotas, a Polícia Militar mantém a Operação Rota Segura, que é desencadeada por unidades dos Comandos de Policiamento das Áreas Norte e Leste, e Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam).
Segundo o comandante-geral, coronel Klinger Paiva, o objetivo é intensificar o policiamento ostensivo e preventivo, com foco em horários de maior fluxo de circulação das rotas das empresas do Distrito Industrial de Manaus.
Outra ação estratégica para reprimir roubos ao transporte público é a Operação Catraca, coordenada pela Polícia Militar do Amazonas. A ação é desencadeada em todas as zonas de Manaus.
Fonte: SSP-AM
Fotos: Divulgação