O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas – Detran/AM registrou um aumento de 23% no número de autuações de veículos pesados em 2025, na capital amazonense. O levantamento foi feito ao longo de 339 operações “Carga Pesada”, deflagradas entre janeiro e novembro deste ano.

(Foto Divulgação)
Ao todo, foram registradas 3.283 infrações com veículos pesados, em Manaus, neste ano. 242 foram removidos por irregularidades, um aumento de 137%, em relação a 2024. Entre as infrações mais comuns, estavam o mau estado de conservação dos veículos, com 429 ocorrências; equipamento obrigatório em desacordo com o Contram, com 377 registros, equipamento obrigatório ineficiente ou inoperante, com 223 casos; e defeito em iluminação ou sinalização, com 127 autuações.
- Em Novembro, Balança Comercial do Amazonas movimenta US$ 1,2 bilhão, com alta nas importações
- Padres Amarildo Luciano e Chicão recebem Título de Cidadão do Amazonas, na Aleam
O coordenador geral da Fiscalização do Detran Amazonas, Arthur Cruz, explica que, em relação aos veículos pesados, a ausência de conformidade com os itens de segurança gera altos riscos.

(Foto Divulgação)
Ainda segundo o coordenador, as fiscalizações serão intensificadas para dar mais segurança ao trânsito da capital amazonense.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar