Manaus oferta testes rápidos de hepatites B e C na praça da Polícia, nesta quinta

Como parte das ações da campanha “julho amarelo”, Manaus terá nesta quinta-feira (07), na Praça da Polícia, no Centro da capital, a oferta de testes rápidos para detecção de casos de hepatites B e C. O atendimento acontece de 8h30 às 16h.

Dados do sistema de notificação de agravos, do ministério da saúde, mostram que 70 casos de hepatites virais foram notificados neste ano em Manaus, sendo 40 de hepatite B e 29 casos de hepatite C.  No ano passado, foram notificados 366 novos casos da doença.

A oferta do teste rápido é uma estratégia para fortalecer a detecção precoce de casos de hepatites. Durante a ação na praça da polícia, a Semsa também vai ofertar vacina contra a hepatite A, direcionada para crianças de até cinco anos, e contra a hepatite B (população em geral), além de testes rápidos para HIV e sífilis.

hepatites B e C

Conforme a chefe do Núcleo de Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) e Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Rita de Cássia Castro de Jesus, explica que a oferta do teste rápido é uma estratégia para fortalecer a detecção precoce de casos de hepatites.

“O teste rápido é disponibilizado em 193 unidades de saúde da rede municipal. O principal diferencial é que o exame permite obter o resultado em 30 minutos, sem necessidade de encaminhamento médico, a partir de análise da gota de sangue retirada da ponta do dedo do paciente. Como as hepatites virais não apresentam sintomas e o paciente pode passar décadas com a doença sem ter um diagnóstico, é essencial a realização do exame, para que seja possível iniciar um tratamento e acompanhar o desenvolvimento da doença, que provoca danos graves ao fígado, podendo causar cirrose ou câncer”, explica Rita de Cássia.

Leia também:

Da redação – Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação / Semsa