Manaus não alcança meta de imunização de cães contra a raiva

Dados da Secretaria de Saúde de Manaus (Semsa) indicam que o balanço da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal alcançou um total de mais de 286 mil gatos e cães imunizados.

A vacinação, realizada de outubro a dezembro de 2024, ainda contou com ações em pontos fixos, em parceria com clínicas veterinárias, de janeiro a março deste ano. A iniciativa foi realizada na capital, na zona rural; incluindo comunidades de áreas ribeirinhas e de ramais e vicinais das rodovias AM-010 (Manaus-Itacoatiara) e BR-174 (Manaus-Boa Vista).

Apesar dos esforços, de acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, a campanha de 2024 superou a previsão para gatos, que era de 80.000 animais vacinados, mas ficou pouco abaixo do previsto para cães, cuja meta era imunizar 215.077 animais.

O gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, Rodrigo Araújo, ressalta a importância da vacinação. Ele reforça que a imunização de cães e gatos contra a raiva segue disponível durante o ano todo no CCZ Manaus, na avenida Brasil, bairro Compensa, na zona Oeste, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

A doença causada por um vírus pode ser transmitida aos seres humanos pelo contato com a saliva de animais infectados, principalmente por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação/Semsa

 

  • Sakuratoto