A aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19, em pessoas com alto grau de imunossupressão, inicia nesta quinta-feira (30). Estão aptos a receber a dose extra os indivíduos deste grupo com, no mínimo, 28 dias após a última dose de conclusão do esquema vacinal.
O atendimento desse público será feito em qualquer um dos 40 pontos de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), no horário de 9h às 16h. O imunizante utilizado será o da Pfizer.
Conforme o Sistema Municipal de Vacinação (SMV), 6.546 pessoas com imunossupressão estão aptas a receber a dose de reforço. Deste público, 2.253 ainda não concluíram o esquema vacinal.
Estão enquadradas na relação de aptos a receber a dose de reforço pessoas com imunodeficiência primária grave; as que estejam fazendo quimioterapia para tratamento de câncer; os transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3; as que fazem uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias; as que façam uso de drogas modificadoras da resposta imune; pacientes em hemodiálise; e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
Os documentos necessários são uma identificação com foto, CPF ou Cartão Nacional do SUS e laudo, exame ou receita – original e cópia, que ficará retida para controle.
Nesta sexta-feira (1º), vão começar a receber a terceira dose os trabalhadores de saúde que tenham a partir dos 50 anos e pessoas de 60 anos em diante, da população em geral, que tenham recebido a segunda dose há pelo menos seis meses.
Primeira e segunda doses
Nesta quinta-feira (30), continua a campanha de vacinação contra a Covid-19, em cinco pontos estratégicos e 35 unidades de saúde, distribuídos em todas as zonas da cidade. Os endereços podem ser consultados no site da Semsa, pelo link http://bit.ly/localvacinacovid19.
Fonte: Semsa
Fotos: Divulgação/Semsa