O Projovem Urbano irá atender jovens e adultos, entre 18 e 29 anos, de todas as zonas geográficas de Manaus. Desde 2005, a iniciativa já formou aproximadamente 16 mil alunos. A meta é atender 1400 pessoas na edição deste ano. A duração do curso é de 18 meses, em três dimensões: ensino fundamental, qualificação profissional inicial e participação cidadã. O Programa Nacional de Inclusão de Jovens é executado em Manaus pela Prefeitura. O subsecretário de Gestão Educacional da Semed, Carlos Guedelha, destaca a importância do Projovem na vida dos alunos.
Essa já é a 10ª edição do Projovem. Quem participou garante ter tido a vida transformada. É o caso do Diego Rodrigues, que conseguiu concluir os estudos e entrar no mercado de trabalho.
O Projovem Urbano é destinado a alunos que ainda não concluíram o ensino fundamental. Neste ano, o programa será realizado em sete unidades de ensino da rede municipal espalhadas por todas as zonas da cidade. Os cursos são na área de alimentação e saúde. A medida visa incluir alunos de bairros diferentes, dando uma oportunidade igual para todos. Como explica a coordenadora do Projovem em Manaus, Magna Collyer.
Os interessados devem ficar atentos ao anúncio da abertura das inscrições. De acordo com a coordenação do Projovem Urbano, a previsão é para o mês de março. Por conta da pandemia se estuda a possibilidade da inscrição ser realizada no formato online.
Documentação necessária
Mesmo sem data definida para a abertura das inscrições, o candidato já pode separar a documentação necessária:
– CPF
– RG
– Comprovante de residência
– Comprovante de escolaridade
– Foto 3×4
A ausência do comprovante de escolaridade não impede a realização da matrícula. Neste caso, no ato da inscrição, será feito um teste de proficiência com o aluno, seguindo as normas do MEC – Ministério de Educação.
Informações pelos telefones: 3642-3156 e 98245-1358 (whatsapp)
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: