No coração da Floresta Amazônica, a cidade de Manaus foi escolhida como sede para a 42ª Assembleia Nacional do Laicato no Brasil. O evento reúne líderes leigos de todo o país e visa fortalecer o papel e a participação dos leigos na Igreja Católica.
A assembleia acontece entre os dias 30 de maio e 2 de junho no Km 26 da AM 010, na Casa de Retiro Sementes do Verbo. O encontro conta com cerca de 200 participantes e é marcado por debates, reflexões e momentos de espiritualidade, com o objetivo de promover uma maior integração e engajamento dos leigos nas atividades da Igreja. Entre os temas centrais da assembleia estão: Integridade da Criação, Sociedade de Justiça e Paz e Igreja Sinodal.
Em um mundo de constante transformação, onde os desafios sociais e culturais são cada vez mais complexos, a presença ativa dos leigos se torna fundamental para promover valores cristãos e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna, destaca a Presidente do CNLB, Sônia Gomes Oliveira,
A assembleia também trará desafios que fazem parte da caminhada e devem ser superados, o clericalismo e o autoritarismo. O Arcebispo Metropolitano de Manaus e Presidente do Regional Norte 1 AM/RR, Cardeal Leonardo Steiner, afirma que na região da Amazônia, pouco se encontra esses desafios e que leigos e clérigos andam juntos.
CNLB se prepara para celebrar 50 anos de missão no Brasil
Desde 2023, o CNLB está num itinerário de três anos para celebrar seu Jubileu de Ouro, em 2025. Foram escolhidas três palavras chaves que norteiam esse triênio: profecia, testemunho e memória. Ano passado, a 41º AGO foi realizada nas terras de Dom Helder Câmara, fundador da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na Arquidiocese de Olinda e Recife.
Esse ano, a 42ª AGO está centrada na palavra testemunho, por isso o lema escolhido foi “Cristãs leigas e leigos, Testemunhas do Reino” e a iluminação bíblica é “Quanto a nós, não podemos nos calar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20).
Para 2025, a palavra é memória e durante a edição em Manaus deste ano, será escolhido o local para celebrar os 50 anos do CNLB. A ideia é fazer em alguma cidade que tem santuário, onde é feita peregrinação de tantos cristãos leigos e leigas no Brasil, partido aqui deste ano, do chão da Amazônia, irradiando para o Brasil.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar