Considerada uma das maiores metrópoles do País, Manaus será uma das capitais brasileiras mais procuradas por turistas estrangeiros em janeiro de 2024, com aumento de 23,7% no número de visitantes internacionais, comparado ao mesmo período de 2023.
A capital do Amazonas é a terceira na lista das seis capitais mais buscadas na alta estação, segundo levantamento divulgado pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), vinculada ao Ministério do Turismo. Segundo o presidente da Empresa Estadual do Turismo, Ian Ribeiro, Manaus também teve aumento de 30,5% no número de visitantes estrangeiros no comparativo de janeiro de 2023 em relação ao mês de 2022.
“Isso se dá pelo incentivo do governador Wilson Lima, que acredita que o turismo vai se tornar uma das grandes matrizes econômicas do nosso estado. Por meio disso, conseguimos ver um crescente número de turistas estrangeiros que vêm conhecer o Amazonas. A expectativa é que esse número se torne ainda maior no verão de 2024, gerando mais emprego e renda para toda a população”, ressalta Ribeiro.
- Governo do Amazonas entrega Base Arpão 2 e novos insumos ao Corpo de Bombeiros
- Servidores do Ibama prometem paralisar atividades de fiscalização ambiental
No primeiro semestre de 2023, o turismo injetou mais de R$ 420 milhões na economia amazonense. De acordo com os dados da Embratur, Natal lidera o ranking nacional com alta de 26,6% e Salvador aparece em segundo, com 24,7%. O Rio de Janeiro ocupa o quarto lugar com incremento de 19,9%; seguido de São Paulo com 17,7% e Recife com 6,7%, na quinta e sexta posições.
A capital amazonense dispõe de diversos atrativos para encantar os turistas. Os principais patrimônios históricos visitados são Teatro Amazonas, Mercado Municipal Adolpho Lisboa, Porto de Manaus e Museu de Manaus. Na lista dos atrativos naturais estão a Ponta Negra, Encontro das Águas e o Museu da Amazônia.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar