A vacinação de crianças de 3 e 4 anos teve início nesta segunda-feira, em Manaus, depois que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou o uso da CoronaVac para esse público.
Na capital, a meta é vacinar aproximadamente quarenta e três mil crianças, dentro dessa faixa etária. A subsecretaria de gestão de saúde de Manaus, Aldeniza Araújo, lembra a importância de imunizar as crianças.
O titular da Semsa, Djalma Coelho, destaca que a ampliação da campanha para o novo grupo representa um avanço na quebra da transmissão do vírus.
Crianças de 5 anos já estão sendo vacinadas com a Pfizer pediátrica, e as que têm 6 anos ou mais, recebem tanto a Pfizer pediátrica, quanto com a Coronavac.
Para a criança receber o imunizante, pais e responsáveis precisam apresentar certidão de nascimento ou documento de identificação com foto, com o CPF ou o Cartão Nacional de Saúde, e o cartão de vacinação.
Ao menos 6 capitais já iniciaram a vacinação em crianças de 3 anos ou mais contra a Covid: Salvador, Fortaleza, São Luís, Belém, Boa Vista e Manaus. Segundo estimativa do IBGE, são mais de 80 mil crianças aptas a receber a proteção contra as formas graves da doença.
O professor Gilberto Simões levou sua filha de 4 anos de idade, Luiza Simões, para receber a primeira dose no posto de vacinação do Studio 5, na zona Sul. “Eu fico satisfeito com essa imunização, porque eu vejo que a minha filha conseguiu tomar a vacina, enquanto muitas vítimas, inclusive crianças, não tiveram essa oportunidade”, disse.
O professor também aproveitou o momento para sensibilizar os pais que ainda se sentem inseguros em relação à vacinação de seus filhos. “A esses pais que ainda não trouxeram seus filhos, não esqueçam, vocês foram vacinados quando eram crianças. Se vocês não tivessem sido vacinados, talvez vocês não teriam essa chance de hoje trazer seus filhos para cá. Venham e vacinem seus filhos, é importante”, afirmou.
O comerciário Ronaldo Vieira também garantiu a vacinação do filho, Antoni Vieira, de 3 anos, já no primeiro dia de liberação. “Todo mundo já foi vacinado lá em casa e ele era o único que faltava. A vacina é um ato de amor, de preocupação, por isso quando a Semsa anunciou que ia ser liberada para a idade dele, a gente já se programou para trazê-lo, porque é muito importante, e não dá para deixar para depois”, contou.
Para receber o imunizante, as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis, portando documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a carteira de vacinação. A lista de endereços pode ser conferida no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) e no link bit.ly/localvacinacovid19.