O Conselho de Administração da Suframa, aprovou mais de um milhão de reais em novos projetos industriais, a última reunião presencial foi em fevereiro, mês em que o Governo Federal reduziu em 25% o IPI, tirando a competitividade da Zona Franca de Manaus. Em agosto, um novo decreto excetuou os produtos fabricados no Polo Industrial de uma redução maior, de 35%.
O novo representante do Ministério da Economia no Cais, Alexandre Ywata, considera que houve avanços e se comprometeu com mais segurança jurídica para os empresários locais.
Na reunião, os conselheiros discutiram a implementação, diversificação e ampliação de 40 ideias para o polo, o investimento é de mais de 1 bilhão de reais, e a expectativa é que os projetos aprovados na última quinta-feira, gerem mais de 4 bilhões de reais em faturamento nos próximos três anos para o Polo Industrial de Manaus, e nesse período com essas iniciativas, devem ser criados ainda quase 1.600 postos de trabalho.
- Governo Federal pretende zerar IPI e trazer a Amazon e a Tesla para região: medida gera preocupação
- Novo decreto do governo federal com redução de IPI cumpre decisão do STF e preserva PIM
Ainda durante o evento, cerca de dez fabricantes de bens intermediários e finais do PIM expuseram alguns de seus produtos nohallde entrada da instituição. A intenção foi apresentar aos conselheiros e autoridades convidadas o potencial, a diversificação, a qualidade e a inserção tecnológica de produtos fabricados no parque fabril de Manaus. Um catálogo de produtos foi disponibilizado com veículo utilitário, motocicletas a combustão e elétricas, equipamentos de injeção plástica, cabos de força e cabos de dados para equipamentos eletrônicos, laptop, aparelho celular, tablet, eletrodomésticos da linha marrom, aparelhos de barbear, isqueiros e canetas, entre outros.
De acordo com o Superintendente da Suframa, Algacir Polsin, essas ações são importantes para um maior desenvolvimento no norte do país.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar