As Secretárias de Educação do Amazonas e de Manaus anunciaram nesta quarta-feira (11), o calendário de matrícula para o ano letivo de 2025.
Os números para o próximo ano foram apresentados em conjunto por município e estado na manhã dessa quarta-feira. Ao todo, a capacidade de atendimento na rede pública de educação é de 830.046 alunos em 1.131 escolas. A maior parte dessas vagas é destinada para rematrícula ou reordenamento. De acordo com a gerente de matrícula da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, Irlanda Araújo, o calendário de matrícula começa com os alunos já incorporados no sistema, no dia 13 deste mês para a rede estadual enquanto na municipal no dia 16 de dezembro até o dia 03 de janeiro.
Há também prioridade para os alunos com deficiência tanto nas redes municipal e estadual quanto aos novos estudantes, nos dias 09 e 10 de janeiro. Logo depois é a vez dos que, por algum motivo, desejam transferência de escola, para estes a data é de 13 a 14 de janeiro.
- Polícia Federal deflagra operação contra garimpo ilegal no Amazonas
- Senado aprova regulamentação da inteligência artificial e texto vai à Câmara
Os pais têm como opções escolher entre o processo presencial ou virtual para seguir com a matricula. Na primeira opção, devem se dirigir até as escolas dentro do calendário divulgado. Já na segunda, podem acessar o site matriculas.am.gov.br disponível em qualquer dispositivo. A plataforma tem cadastro conforme o banco de dados do “gov.br”. O início do ano letivo 2025 é em 05 de fevereiro para o município e 07 do mesmo mês para o estado.
O executivo municipal de Manaus também divulgou o calendário para as creches da capital do Amazonas. O processo começa com as inscrições pelo site inscricaocreche.semed.manaus.am.gov.br entre os dias 06 e 09 de janeiro. O resultado dos aprovados vai ser divulgado pela prefeitura no dia 17, e diante dessa lista os pais ou responsáveis vão ter de 20 a 22 de janeiro para efetuar a matrícula. Em 2025 serão 7.588 vagas para creches em um primeiro momento, a ideia da prefeitura é fazer uma ampliação no próximo ano para mais 2.000 vagas.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar