Cerca de 7 toneladas de minério de cassiterita foram apreendidas, na noite de quarta-feira (13), em um caminhão na Avenida Buriti, Distrito Industrial na zona sul de Manaus. Durante a ação, nove pessoas foram presas, além de dois carros apreendidos.
Segundo a polícia, após denúncias de que um grupo criminoso estaria roubando caminhões e carretas oriundos do estado de Roraima, as investigações iniciaram e identificaram que se tratava de Minério Ilegal que estaria sendo vendido na capital amazonense, como explica o delegado titular da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos, Rafael Soibelman.
Após a polícia questionar sobre a regularização da carga, os suspeitos apresentaram uma nota fiscal com a data no mês de abril e com a quantidade superior ao que estava no caminhão.
- Com mais de 300 balsas de garimpo ilegal em Autazes, instituições federais são acionadas
- Operação Ágata encontra dragas, balsas, armas, munições e mercúrio no interior do Amazonas
Considerando o local da apreensão, e que a cassiterita possui um metal presente em latas de alimentos, no acabamento de carros, na fabricação de vidros e até na tela de celulares, a polícia não descarta a possibilidade de que a mercadoria seria vendida para alguma empresa no Polo Industrial de Manaus.
Os suspeitos foram levados para a sede da polícia federal e vão ficar a disposição da justiça.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar