Mais de 600 kg de produtos irregulares para consumo são apreendidos em Parintins

A Vigilância Sanitária de Parintins intensificou as ações de fiscalização no comércio local como parte da operação “Papai Noel”, realizada anualmente para reforçar a segurança alimentar durante o período de maior movimento nas compras de fim de ano. A iniciativa segue até 20 de janeiro e já resultou na apreensão de mais de 600 quilos de produtos impróprios para consumo em estabelecimentos de diferentes portes.

Mais de 600 kg de produtos irregulares para consumo são apreendidos durante operação em Parintins. Foto: Divulgação.

As equipes percorrem pequenos, médios e grandes comércios, orientando proprietários, verificando prazos de validade, condições de armazenamento e a integridade das mercadorias. Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, Elaine Pires, a operação começou com ações educativas, buscando conscientizar os comerciantes sobre a importância de revisar estoques e evitar irregularidades.

Entre os itens recolhidos estão alimentos perecíveis, produtos de higiene e bebidas como refrigerantes e cervejas. O objetivo é reduzir o risco de consumo inadequado, que aumenta nesta época do ano devido à demanda para as ceias de Natal, festas familiares e comemorações de fim de ano.

A Vigilância em Saúde do município reforça que os comerciantes devem assumir a responsabilidade pelo monitoramento de seus produtos, adotando medidas para evitar desperdícios e proteger o consumidor.

A população também pode colaborar com as fiscalizações, denunciando irregularidades pelos números (92) 99249-6022 e (92) 99206-7382.

Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto