Mais de 35 mil pessoas estão com a 2ª dose da vacina contra a Covid-19 atrasada em Manaus

Manaus tem 35.667 pessoas que não voltaram aos postos para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 e estão com a imunização atrasada.

São 1.478 faltosos que tomara a primeira dose da Pfizer 16.403 que tomaram a CoronaVac e 17.786 foram vacinadas com a AstraZeneca e não retornaram para completar a imunização. São considerados atrasados os que passaram dos intervalos de 28 dias para a CoronaVac e 84 dias da AstraZeneca.

A vacina contra a Covid-19 só vai funcionar se a pessoa completar o esquema vacinal, ou seja, precisa receber as duas doses do imunizante. A secretária Municipal de Saúde Shádia Fraxe apela para que a população procure a unidade de saúde mais próxima se estiver com a vacina atrasada.

Para receber a vacina é necessário apresentar um documento de identidade original, com foto, CPF e o cartão de vacina com o registro da primeira dose. Manaus tem 92% da população adulta vacinada com a primeira dose, mas considerando toda a população em geral, a porcentagem cai para 58%.

Proteção contra variantes

O esquema vacinal completo também é a única forma de evitar que novas variantes surjam e se espalhem pelo país. Por enquanto, o Amazonas está em alerta para o surto de novos casos na região de Fronteira, mas ainda não confirmou novas variantes em circulação.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto informou que as amostras coletadas no Alto Solimões, em Benjamin Constant, Tabatinga e Atalaia do Norte estão sendo processadas pelo Laboratório de Fronteira e serão encaminhadas ao laboratório da Fiocruz Amazônia para o sequenciamento genético.

Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar