Mais de 3 milhões de candidatos ao Enem estão na contagem regressiva para edição 2021

O Inpe – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – divulgou que quase 3 milhões e 110 mil pessoas se inscreveram no certame. Estudantes estão contando os dias para as provas que começam no próximo domingo. Nesta edição continuam sendo disponibilizadas duas modalidades, a impressa e a digital, ambas com as mesmas datas, 21 e 28 de novembro e com os itens das provas e o tema da redação iguais. Apenas 68.891 dos candidatos optaram pelo formato digital, o restante preferiu o modelo tradicional. A intenção do Inep e Ministério da Educação é de que até 2026 o Enem se torne totalmente digital.

Independente do tipo de escolhido para realizar a prova, o candidato precisa estar preparado. No primeiro dia, os estudantes farão as provas de linguagens, ciências humanas e redação. O professor e diretor de cursinho, Tirson Benarros, tem algumas dicas.

A tão temida redação vale um máximo de mil pontos e pode ser decisiva na busca por uma vaga no ensino superior. Alguns deslizes podem fazer com que o candidato seja eliminado. É preciso ficar atento a alguns pontos, alerta o professor Urias Freire, diretor de cursinho de pré-vestibular.

No segundo dia de prova, 28 de novembro, serão abordadas as áreas de matemática e ciências da natureza. Os locais de prova estão disponíveis no Cartão de Confirmação de Inscrição na Página do Participante no site do Inep. Na véspera da prova, a dica de muitos especialistas é relaxar. Afinal de contas, a ansiedade em excesso só atrapalha o desempenho e pode impedir a conquista de uma vaga tão almejada.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto 1: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Foto 2: Freepik