A Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), da Prefeitura de Manaus, registrou 3.313 trotes entre janeiro e junho deste ano. O número preocupa, principalmente porque esses chamados falsos comprometem a resposta a ocorrências reais e podem colocar vidas em risco.

Mais de 3 mil trotes são registrados pelo Samu Manaus no primeiro semestre de 2025. (Foto Divulgação Semsa)
A diretora clínica do Samu Manaus, dra. Alessandra Said, alerta que há aumento nos trotes justamente durante o período de férias escolares, quando adolescentes e crianças passam mais tempo ociosos em casa.
“Os trotes continuam acontecendo muito no horário escolar. Talvez, nesse momento de férias, as ocorrências aumentem, com crianças em casa, porque o nosso maior público que passa trote geralmente é formado por crianças e adolescentes”, explica.
- Dupla criminosa é presa ao tentar desmanchar moto roubada na Zona Leste de Manaus
- Cetam abre mais de 11 mil vagas gratuitas em cursos de qualificação no Amazonas
Segundo a gestora, os trotes ocupam as linhas telefônicas e os atendentes, além de mobilizarem indevidamente ambulâncias, o que atrasa o atendimento de quem realmente precisa. Em 2024, foram registrados 6.731 trotes, com destaque negativo para o mês de janeiro, que somou 2.351 chamadas falsas.
“O Samu 192 não é um dispositivo para brincadeiras, para que alguém acione uma ambulância pelo prazer de vê-la passar com a sirene ligada. O meu apelo é para que os pais conversem com seus filhos, especialmente os adolescentes, e expliquem a importância do serviço. Enquanto uma ambulância é deslocada para atender um trote, um paciente que realmente precisa pode estar ficando sem socorro”, reforça a dra. Alessandra.
Ouça esta reportagem em áudio:
O Samu atende casos de urgência e emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, ginecológica e psiquiátrica. O serviço está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, e pode ser acionado gratuitamente pelo telefone 192.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar