Cerca 22 mil pessoas que solicitaram a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) não foram retirar os documentos nos postos do Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs), em Manaus. O levantamento foi realizado pelo Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).
O diretor do IIACM, Mahatma Porto, explica que o atraso da população em buscar a identidade, acaba gerando um transtorno na logística e armazenamento dos documentos.
Leia também: MPAM instaura inquérito civil para investigar processo seletivo em Parintins
O estado começou a emitir a nova CIN, de forma gratuita, em abril de 2023. Desde o início das atividades a procura tem sido volumosa, mas em contraponto, a quantidade de pessoas que tem deixado de ir buscar o documento também é expressiva. O cidadão que solicitou a nova identidade nacional, pode acompanhar a emissão do documento no mesmo site da Secretaria de Segurança Pública, na aba “Consultar Agendamento”.
Além disso, é possível solicitar a informação pela Ouvidoria Geral do Sistema de Segurança Pública através do número (92) 99186-4344.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar