O pagamento da terceira parcela do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) será realizado no dia 15 de abril. Serão contemplados 16.656 professores e pedagogos que atuaram na rede estadual de ensino entre 1998 e 2007, além de herdeiros de servidores falecidos no período.

Mais de 16 mil servidores de Educação receberão a terceira parcela do Fundef no dia 15 de abril. Foto: Arquivo/Secom.
Trabalhando remotamente durante a recuperação da Covid e da Influenza, o governador Wilson Lima confirmou, por meio de redes sociais, que o repasse total será de R$ 50,9 milhões. Conforme a legislação vigente, 60% do valor será pago na forma de abono aos profissionais do magistério com vínculo ativo ou aposentados que atuaram no período.
- Programa de Iniciação Científica oferece 14 bolsas financiadas pela Fapeam
- Desmatamento no Amazonas reduz em mais de 7% em março deste ano, aponta Ipaam
Os 40% restantes dos recursos serão destinados à manutenção e melhoria do ensino público, incluindo revitalização de escolas e implantação de projetos pedagógicos.
A origem dos recursos é a Ação Civil Originária nº 660, movida pelo Estado do Amazonas e julgada procedente pelo Supremo Tribunal Federal (STF), garantindo a complementação de valores do Fundef pela União, conforme previsto na Lei Federal nº 9.424. O pagamento será realizado diretamente na conta corrente dos profissionais ativos e aposentados. Herdeiros devem procurar a Secretaria de Educação para dar entrada na solicitação do benefício.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar.