
Mais de 1,5 mil armas de fogo foram apreendidas em 2024 no Amazonas
Mais de 4,9 mil filhotes de quelônios, entre tracajás e outras espécies, foram liberados na natureza durante uma ação realizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Igapó-Açu, localizada na região amazônica. A soltura, que ocorreu nos dias 6 e 7 de fevereiro, contou com a participação de pesquisadores e moradores locais.
Ao todo, 2.631 tracajás (Podocnemis unifilis) foram devolvidos à natureza na sexta-feira, enquanto no sábado foram 2.291 exemplares. O trabalho foi realizado em áreas situadas nos municípios de Beruri, Borba e Manicoré, no trecho do Km 260 da BR-319, conhecido como “trecho do meio”.
A ação faz parte de um projeto de longa data, que já se estende por 15 anos, e tem o envolvimento essencial das comunidades locais. Para Cristiano Gonçalves, gestor da RDS Igapó-Açu, a colaboração dos moradores, especialmente das crianças, foi fundamental para o sucesso do trabalho.
O Projeto Pé-de-Pincha, desenvolvido pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), é o responsável pela metodologia aplicada tanto na coleta quanto na soltura dos quelônios.
Com mais de 25 anos de atuação no estado, o projeto tem uma forte presença em 180 comunidades e, ao longo dos anos, expandiu seu alcance, alcançando outras Unidades de Conservação ao longo da BR-319.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar