Mais de 1,5 mil armas de fogo foram apreendidas em 2024 no Amazonas

Mais de 1,5 mil armas de fogo foram apreendidas em 2024 no Amazonas

Mais de 4,9 mil filhotes de quelônios, entre tracajás e outras espécies, foram liberados na natureza durante uma ação realizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Igapó-Açu, localizada na região amazônica. A soltura, que ocorreu nos dias 6 e 7 de fevereiro, contou com a participação de pesquisadores e moradores locais.

Ao todo, 2.631 tracajás (Podocnemis unifilis) foram devolvidos à natureza na sexta-feira, enquanto no sábado foram 2.291 exemplares. O trabalho foi realizado em áreas situadas nos municípios de Beruri, Borba e Manicoré, no trecho do Km 260 da BR-319, conhecido como “trecho do meio”.

A ação faz parte de um projeto de longa data, que já se estende por 15 anos, e tem o envolvimento essencial das comunidades locais. Para Cristiano Gonçalves, gestor da RDS Igapó-Açu, a colaboração dos moradores, especialmente das crianças, foi fundamental para o sucesso do trabalho.

O Projeto Pé-de-Pincha, desenvolvido pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), é o responsável pela metodologia aplicada tanto na coleta quanto na soltura dos quelônios.

Com mais de 25 anos de atuação no estado, o projeto tem uma forte presença em 180 comunidades e, ao longo dos anos, expandiu seu alcance, alcançando outras Unidades de Conservação ao longo da BR-319.

Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar

  • Sakuratoto