Foram entregues 142.990 declarações no Amazonas até às 14h desta segunda-feira, 16 de abril. O montante de declarações entregues é de 45,8% das 312.000 mil esperadas. O prazo de entrega das declarações do Imposto de Renda se estenderá até o dia 30 de abril. Os números estão acima da média nacional que está com 41,9% de entregas.
No ano passado, as principais razões pelas quais as declarações foram retidas em 2017 foram omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes; divergências entre os valores informados na declaração do IRPF e os informados pelas fontes pagadoras; dedução de previdência oficial ou privada; dedução de dependentes; além de dedução de Pensão alimentícia e despesas médicas.
Multa
O contribuinte que entregar a declaração após o prazo previsto ou não apresentar, fica sujeito ao pagamento de multa por atraso calculada da seguinte forma: existindo imposto devido, multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, incidente sobre o imposto devido, ainda que integralmente pago, observados os valores mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido ou ainda inexistindo imposto devido, multa de R$ 165,74.
Com informações da Assessoria