Mais de 130 padres renovam o sacerdócio na Missa dos Santos Óleos na Catedral

A Semana Santa é um período de muitos significados, rica de celebrações de uma espiritualidade centrada na pessoa de Jesus Cristo, uma vivência da paixão, morte e ressurreição do Filho de Deus, cumprindo aquilo que foi anunciado pelas escrituras.

Na manhã desta quinta-feira, o Arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner celebrou, junto ao Clero da Arquidiocese, a Missa do Santos Óleos realizada na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição.

Na celebração em que os presbíteros renovam suas promessas, em nome dos bispos e das comunidades, Dom Leonardo agradeceu aos padres a sua vida e ministério, e afirmou que na celebração do Santo Crisma, “renovamos o desejo de unção do Espírito na Igreja, o Povo de Deus, a quem servimos com alegria.

Durante a celebração aconteceu a benção dos óleos do Crisma, catecúmenos e dos enfermos que serão entregues as paróquias e áreas missionárias. O óleo do Catecúmeno concede força do Espírito Santo àqueles que serão batizados, para que possam ser lutadores de Deus ao lado de Cristo, contra o espírito do mal.

Há também o óleo dos enfermos, que é um sinal utilizado pelo Sacramento da Unção dos Enfermos que traz o conforto e a força do Espírito Santo para doente no momento do seu sofrimento. Por fim, o óleo do Santo Crisma é utilizado nos seguintes sacramentos: depois da imersão nas águas do batismo, o batizado é ungido na fronte, na ordenação episcopal, sobre a cabeça do novo Bispo, e na ordenação sacerdotal, na palma das mãos do neossacerdote.

Também chamada de “Missa da Unidade”, Dom Mário Pasqualotto, bispo –Emérito de Manaus, reforçou que a celebração aconteceu para que sejam renovadas as promessas batismais dos bispos, padres além dos diáconos

No dia 07 de abril, sexta da Paixão do Senhor acontece a Via – Sacra saindo da Catedral para o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, às 15h a Celebração da Paixão do Senhor no Santuário de Fátima, às 16h30 a Procissão do Senhor Morto com saída do Santuário de Fátima para a Igreja Matriz.

No dia 8 de abril, Sábado Santo, às 19h é realizada a Vigília Pascal, como início na Área Externa da Igreja com o Rito do Fogo.

No Domingo de Páscoa acontece a Santa Missa às 07h30, 10h e 18h

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar