O 65º Festival Folclórico do Amazonas, no Centro Cultural Povos da Amazônia, contou com a presença de mais de 120 mil pessoas que prestigiaram as apresentações de dança, além de movimentarem a economia local durante as duas semanas de festa.
Segundo o prefeito de Manaus, David Almeida, a presença da população confirma a aprovação do retorno do festival ao tabladão da bola da Suframa.
Realizado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), o festival apresentou a disputa dos grupos da categoria Bronze e Prata com quadrilhas, cirandas, danças tradicionais, nordestinas, internacionais, cacetinho, tribos, entre outros.
O diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, destacou que o festival deste ano foi dividido em categorias: Mostra Folclórica, Bronze, Prata, Ouro e Bois Master A e B.
Encerraram o festival na disputa da categoria Prata nesse domingo (25), as tradicionais quadrilhas Império da Folia e Revolução na Roça, e as quadrilhas de duelo Reis do Faroeste e Anjos Bandidos Show. Também passaram pelo tablado as danças nacionais Xote Noda de Caju e Xameguinho do Xote.vJá o grupo Tujkunas Belezas Naturais encerrou a noite.
A apuração da nota dos jurados deverá acontecer nesta segunda-feira (26), quando os vencedores serão conhecidos.
Economia Criativa
Além das apresentações dos grupos folclóricos, o festival também contou com uma feira de artesanato e um parque de diversões para crianças.
Gastronomia
Este ano, 30 barracas fizeram parte da feira gastronômica do festival, que foram doadas pela Prefeitura de Manaus a instituições sociais e entidades apoiadas pelo Fundo Manaus Solidária, que venderam comidas e bebidas no local.
Com informações da assessoria
Fotos: Jairo Lopes e Luiz Carlos Gomes/Semcom