Mais cinco municípios do interior do Amazonas ganham voos diretos

Agora são 14 municípios do AM com conexão direta com Manaus (Foto Divulgação)

Agora são 14 municípios do AM com conexão direta com Manaus (Foto Divulgação)

Mais cinco municípios do interior do Amazonas passam a ter conexão direta com a capital Manaus, por meio do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. O anúncio foi feito nessa segunda-feira 05/12 pelo Governo do Amazonas. A companhia Azul Linhas Aéreas já está oferecendo voos comerciais para as cidades de Apuí, Eirunepé, Santa Isabel do Rio Negro, Manicoré e Borba.

O serviço faz parte de um acordo firmado entre a companhia aérea e Governo do Estado entre os anos de 2021 e 2022, que prevê a criação e manutenção de novas rotas para os municípios do interior. Em contrapartida, o executivo estadual deve renovar a concessão da redução da carga tributária, o ICMS, sobre o combustível de aviação.

O presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas – Amazonastur, Gustavo Sampaio, destaca o projeto de expansão do transporte aéreo no Estado.

De janeiro a setembro de 2022 foi registrado um aumento de 32,12% no número de passageiros de voos domésticos, em relação ao mesmo período de 2021. Com a ampliação de voos e o fim das restrições decorrentes da pandemia de Covid 19, também houve um crescimento de 1.184% de passageiros internacionais passando pelo Amazonas, saltando de 2.045 para 26.267 pessoas.

A diretora-presidente da Concessionária de Aeroportos da Amazônia, Karen Strougo, ressalta os impactos econômicos e sociais com o aumento das rotas aéreas.

Maués, Tefé, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Parintins, Lábrea, Coari, Barcelos e Manaus são outras cidades que já possuem conexões diretas, totalizando 14 destinos que contam com o serviço.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar