Mais cinco municípios do interior do Amazonas passam a ter conexão direta com a capital Manaus, por meio do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. O anúncio foi feito nessa segunda-feira 05/12 pelo Governo do Amazonas. A companhia Azul Linhas Aéreas já está oferecendo voos comerciais para as cidades de Apuí, Eirunepé, Santa Isabel do Rio Negro, Manicoré e Borba.
O serviço faz parte de um acordo firmado entre a companhia aérea e Governo do Estado entre os anos de 2021 e 2022, que prevê a criação e manutenção de novas rotas para os municípios do interior. Em contrapartida, o executivo estadual deve renovar a concessão da redução da carga tributária, o ICMS, sobre o combustível de aviação.
O presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas – Amazonastur, Gustavo Sampaio, destaca o projeto de expansão do transporte aéreo no Estado.
De janeiro a setembro de 2022 foi registrado um aumento de 32,12% no número de passageiros de voos domésticos, em relação ao mesmo período de 2021. Com a ampliação de voos e o fim das restrições decorrentes da pandemia de Covid 19, também houve um crescimento de 1.184% de passageiros internacionais passando pelo Amazonas, saltando de 2.045 para 26.267 pessoas.
A diretora-presidente da Concessionária de Aeroportos da Amazônia, Karen Strougo, ressalta os impactos econômicos e sociais com o aumento das rotas aéreas.
Maués, Tefé, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Parintins, Lábrea, Coari, Barcelos e Manaus são outras cidades que já possuem conexões diretas, totalizando 14 destinos que contam com o serviço.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar