O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Manaus nesta terça-feira (09) para inaugurar o prédio do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia), nova estrutura que terá sede na capital amazonense e funcionará como um núcleo estratégico no combate ao crime organizado na região.

Presidente Lula inaugura em Manaus Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia. Foto: Reprodução Internet.
O CCPI Amazônia será um espaço de articulação entre as forças de segurança do Brasil e dos países vizinhos, promovendo a troca rápida de informações e operações conjuntas contra crimes ambientais, grilagem de terras e sonegação fiscal.
“O centro de cooperação policial internacional que inauguramos hoje é uma iniciativa condizente com o tamanho e a importância da Amazônia. São milhões de quilômetros quadrados de extensão e milhões de habitantes. A região enfrenta desafios enormes, agravados pela articulação de grupos criminosos além das fronteiras nacionais. Por isso, ampliamos nossa rede de atuação da Polícia Federal e fortalecemos nossa relação com a Interpol.”
O centro começou a operar em junho deste ano com a instalação da central de monitoramento na sede da Polícia Federal em Manaus. A nova estrutura recebeu investimento de R$ 36,7 milhões do Fundo Amazônia, via parceria entre o BNDES e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
- Quatro homens são presos com 101 tabletes de cocaína avaliados em R$ 8,1 milhões em Manaus
- Elevadores quebrados deixam passarelas de ônibus sem acessibilidade em Manaus
A unidade conta com serviço de inteligência, divisões de operações e logística, sala de videomonitoramento e gabinete de crise. A coordenação será realizada pela Polícia Federal, em integração com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional.
“É a primeira vez na história da Amazônia que os atores se reúnem no mesmo espaço físico em torno de um objetivo comum. Não precisamos de intervenções estrangeiras nem ameaças à nossa soberania. A palavra-chave é integração e cooperação. Com a união de todos, conseguiremos cumprir a meta de reduzir o desmatamento até 2030 e combater o crime de forma firme e eficaz.”
O Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia está localizado na Avenida Jacira Reis, bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus, reforçando a importância estratégica da capital amazonense como polo regional de segurança e inteligência.
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar