O período de dezembro a maio é considerado chuvoso. Época em que um problema ambiental ganha destaque, o descarte incorreto de lixo. Isso porque os alagamentos tornam-se mais frequentes por conta das bocas de lobo ou bueiros estarem obstruídos.
De acordo com o chefe da Divisão de Dragagem e Drenagem da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), engenheiro Ednaldo Ramos, o lixo jogado de forma inadequada na rua é levado pela chuva e vai parar nas redes de drenagem e galerias da cidade provocando inundações, entupimentos e rompimentos das tubulações e manilhas.
Em Manaus, ações preventivas tem o intuito de deixar os bueiros limpos, para que no período das chuvas que se aproxima, os problemas de acúmulo de água não se agravem. Mas a população precisa fazer a sua parte. O lixo descartado de forma irregular sempre volta gerando transtornos.
Uma força-tarefa foi montada pela Seminf, para desobstruir e limpar as caixas coletoras e manilhas das redes de drenagem da cidade, proporcionando assim o escoamento correto das águas das chuvas. Ações são programadas semanalmente em todos os Distritos de Obras de Manaus para atender essa demanda.
Rádio Rio Mar
Foto: Márcio Melo / Seminf