A ideia partiu de um parlamentar, da Câmara de Vereadores de Manaus, após o aumento da produção de lixo e o descarte incorreto nos igarapés que cortam a cidade e a orla. A campanha pretende abranger questões sobre lixo, com foco: nos seus malefícios, manuseio, descarte correto, a importância da reciclagem e seu impacto no meio ambiente. O vereador Fransuá, autor da proposta, destaca que a falta de conscientização ambiental é um dos principais fatores da realidade encontrada, diariamente, em vários trechos da capital.
Diariamente o serviço de limpeza pública da capital percorre 60km de orla. Por dia, são retiradas 29,6 toneladas de lixo dos rios e igarapés. Os serviços fluviais geram um custo de R$1,5 milhão, por mês, aos cofres públicos. A situação já se tornou até notícia internacional, dados os prejuízos ambientais. O parlamentar diz que a campanha nas escolas ajudará as crianças na buscarpor um caminho melhor, que ajude a salvar o planeta da poluição.
O projeto aguarda deliberação em plenário, na Câmara de Vereadores de Manaus, e depois deve seguir para análise das comissões da Casa Legislativa.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação Semulsp