Ligações: Anatel faz consulta pública sobre excessos das operadoras de telemarketing

Você já deve ter sido alvo daquelas ligações inconveniente em vários momentos do dia. Elas partem de diversas origens, desde bancos, empresas de cobrança e de telemarketing, até lojas. Muitas vezes feita por robô, a tecnologia dribla medidas de restrição a essa prática abusiva. O conselheiro da Anatel, Emanoel Campelo, explica que a racionalização da rede é um passo importante.

Visando combater esse tipo de abordagem ao consumidor, desde 8 junho todas as empresas de telemarketing passaram a ser obrigadas a adotar o prefixo 0303 para chamadas. Nesta semana, o Ministério da Justiça suspendeu o serviço de 180 empresas por publicidade abusiva. A multa pode chegar a R$13 milhões. A suspeita é de que essas empresas tenham conseguido dados pessoais dos usuários de forma ilegal.

A decisão foi tomada com base na quantidade de reclamações registradas no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor e no portal consumidor.gov.br, como explica o secretário nacional do consumidor, Rodrigo Roca.

Ao todo, foram 14.500 reclamações nos últimos três anos. A Anatel realiza uma consulta pública pela internet até o dia 8 de agosto sobre o serviço. A população pode ajudar com denúncias e sugestões. O questionário contém 16 perguntas e está disponível no site da agência.

 

Rádio Rio Mar

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