Liceu de Artes Claudio Santoro abre matrículas para o primeiro semestre de 2025

O Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro inicia o período de matrículas para os cursos do primeiro semestre de 2025. As inscrições acontecem de forma on-line, com posterior entrega presencial dos documentos. São mais de 30 cursos oferecidos.

A inscrição será realizada exclusivamente pelo site, que será divulgado nos perfis oficiais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam) e do próprio Liceu (@liceudoam). O candidato poderá escolher a unidade de sua preferência e o curso desejado. Após a inscrição on-line, será feita uma confirmação via WhatsApp, e o aluno deverá comparecer presencialmente para entregar a documentação obrigatória.

O processo de matrícula será dividido em duas fases. A primeira fase contempla os Cursos de Iniciação Artística, com inscrições de 17 a 19 de fevereiro de 2025. A confirmação da matrícula será nos dias 19 e 20 de fevereiro, diretamente na unidade ou polo escolhido, com atendimento das 8h às 12h e das 13h às 17h. As aulas terão início no dia 17 de março de 2025.

A segunda fase inclui os Grupos Artísticos e cursos que exigem audição, teste de aptidão ou nivelamento. As inscrições acontecem nos dias 6 e 7 de março de 2025, também de forma on-line. A audição e o teste de aptidão serão entre os dias 13 e 14 de março, com resultado divulgado em 17 de março. A confirmação da matrícula deverá ser feita entre 18 e 19 de março, e as aulas terão início em 24 de março de 2025.

Para efetivar a matrícula, os documentos exigidos para alunos menores de idade são a cópia do RG ou certidão de nascimento, além do RG e CPF do responsável. Para candidatos maiores de idade, é necessária a cópia do RG e CPF. Todos os alunos devem apresentar comprovante de residência e declaração escolar ou comprovante de escolaridade. No caso de menores de idade, a inscrição só poderá ser realizada pelos pais ou responsáveis legais.

A entrega presencial da documentação será na unidade ou polo onde o candidato escolheu realizar o curso. Entre as opções estão a Unidade Sede no Sambódromo, o Polo Centro de Convivência da Família Padre Vignola, o Polo Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou e o Centro Cultural Aníbal Bessa. O Centro de Convivência do Idoso, que também abriga cursos do Liceu, encontra-se em reforma no momento, e as turmas que seriam oferecidas neste espaço serão realocadas temporariamente para outras unidades.

Cursos disponíveis

Na área da música, estão disponíveis aulas de teclado, violão, violino, guitarra, contrabaixo elétrico e acústico, trombone, trompete, percussão, flauta transversal, coral do Vignola, orquestra mirim, entre outros.

Na dança, há opções como baby class, balé (diferentes níveis e modalidades), jazz infantil, dança de salão, danças urbanas, dança lúdica e dança 50+. Para o teatro, os cursos incluem improvisação teatral para adultos, interpretação teatral para adultos, teatro 50+, teatro de rua para adultos, formas animadas, teatro de objetos e leitura dramatizada.

Para as artes visuais, os alunos podem escolher entre desenho criativo, cultura brasileira, desenho de observação, desenho urbano, pintura I, técnicas de ilustração, desenho básico intensivo, arte conectada, criatividade do online para o papel e cerâmica II.

Alguns cursos exigem audição, teste de aptidão ou nivelamento para ingresso, como os de nível intermediário e avançado, a camerata de violões, coral infantil, jovem, infantojuvenil e adulto, balé jovem do Claudio Santoro, orquestra de repertório popular e orquestra jovem Claudio Santoro.

Os cursos de técnicas e processos em artes visuais, desenho II e cerâmica II exigem teste de aptidão.

Fonte: Secretaria de Cultura

Fotos: Divulgação

  • Sakuratoto