Levantamento mostra que 96% dos consumidores pretendem comprar presente para o Dia das Mães

Nos dias 11 e 12 de março, o Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM) entrevistou 1.200 consumidores do comércio varejista de Manaus, em todas as zonas da cidade. Os dados mostraram que 96% dos entrevistados pretendem comprar presente para o Dia das Mães.

Entre os produtos que pretendem comprar, estão roupas, calçados e acessórios, liderando o ranking da lista de intenção de compras, com 52% das respostas. Na sequência, aparecem perfumes (40%) e cosméticos (24%). Serviços como restaurantes para celebrar a data no almoço/jantar aparece em quarto lugar, com 18% das respostas. A lista também inclui itens como flores (10%), maquiagens (8%), eletrodomésticos (5%), entre outros.

Quando questionados sobre quanto pretendem gastar, 17% declararam que pretendem gastar até R$ 80,00, seguido de 25% que afirmaram valores entre R$ 81,00 a R$ 150,00. A maioria dos entrevistados (30%) pretende gastar entre R$ 151,00 e R$ 250,00; 17% pretendem gastar entre R$ 251,00 a R$ 400,00 e 10% dos entrevistados responderam com mais de R$ 400,00.

Dos entrevistados que pretendem ir às compras, 57% disseram que irão comprar apenas 1 presente, 27% responderam a intenção de comprar 2 presentes, 10% pretendem comprar 3 presentes, 3% querem garantir até 4 presentes e apenas 2% disseram que vão comprar 5 presentes.

Das formas de pagamento

O Cartão de Crédito é a opção mais escolhida pelos consumidores na hora de realizar o pagamento, totalizando 46% das respostas. Em segundo lugar, aparece a modalidade à vista (dinheiro/pix) com 31% da preferência. Em 2023, o pagamento à vista aparecia na terceira posição com 21%. Ocupando o terceiro e quarto lugares, estão as opções crediário/carnê/cartão da própria loja (13%) e cartão de débito (10%).

A preferência do consumidor é a compra em loja física, com 94% das respostas, sendo dividido em pontos comerciais como shopping center (67%), loja de rua/bairro (20%), centro da cidade (12%) e hipermercado (1%).

Com informações da assessoria

Fotos: Divulgação