Amazonas apresenta queda no número de crimes de lesão corporal seguida de morte

Dados da Secretaria Pública do Amazonas indicam que houve uma queda de 64% nos crimes de lesão corporal seguida de morte no Estado, no primeiro semestre de 2025, em relação ao mesmo período do ano passado. Nos primeiros seis meses de 2024, o estado chegou a registrar 22 casos desse tipo de crime, enquanto no mesmo período deste ano, foram registrados oito crimes dessa natureza.

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Vinícius Almeida, explica os possíveis motivos dos avanços na área.

Durante o primeiro semestre de 2025, o Amazonas registrou redução em todos os crimes contra a vida, segundo dados acompanhados pelo Centro Integrado de Estatística (Ciesp) da SSP-AM. Além de lesão corporal seguida de morte, também compõem os crimes contra a vida, homicídio, latrocínio e feminicídio.

Dentro desse comparativo, entre os primeiros semestres de 2025 e 2024, os crimes de homicídio caíram 28%; os casos de latrocínio tiveram redução de 50% e os referentes a feminicídio caíram 57%.

Associado a essas reduções também está o aumento de 20% nos mandados de prisão cumpridos. Nos primeiros quatro meses de 2025, 2.053 mandados foram cumpridos, enquanto no mesmo período do ano passado, esse número foi de 1.711.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Arquivo Agência Brasil

 

 

 

 

 

 

 

  • Sakuratoto