O nome da praça da Avenida Japurá, na esquina com a Afonso Pena, no bairro Praça 14 recebeu o nome de Oscarino Peteleco no último dia 23, mas a homenagem deve durar apenas uma semana. Antes dessa nomeação, o local não possuía um nome oficial, mas era conhecida como Nestor Nascimento, um advogado, jornalista, militante, um dos fundadores do Movimento Alma Negra e um símbolo para o movimento negro no Amazonas.
O projeto de lei que nomeou como Praça Oscarino Peteleco, uma homenagem ao ventríloquo amazonense é do presidente da Câmara de Manaus, vereador David Reis, mas a ideia não repercutiu bem. Na semana passada, houve um protesto na praça com a participação de lideranças negras, que questionaram a suposta troca dos homenageados. O secretário municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Sabbá Reis, pai do vereador David Reis, tentou explicar a proposta do filho, ouça:
A Praça foi revitalizada pela Prefeitura e o prefeito de Manaus David Almeida, do mesmo partido do autor da proposta, sancionou a lei no dia 23 de julho.
Na sessão de Câmara desta segunda-feira (31), quando os parlamentares retornam do recesso, o projeto de lei que deu o nome de Oscarino Peteleco será revogado e, no mesmo dia, David Reis vai apresentar outra proposta para nomear a praça novamente, dessa vez como Nestor Nascimento.
Além desse projeto envolvendo a praça do bairro Praça 14, há outros 26 projetos de lei para discussão do plenário e outros 87 para deliberação no segundo semestre. Entre as propostas principais estão: a Lei Orçamentária Anual, que será o primeiro orçamento da gestão do prefeito David Almeida e o Plano Plurianual que vence no dia 31 de dezembro. A Câmara ainda não recebeu os dois projetos.
O retorno ao plenário Adriano Jorge está previsto para iniciar as 9h15.
Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar